Um Plano de Vôo para o Sucesso

“Todos possuem a vontade de vencer. Mas poucos possuem a vontade de se preparar para vencer”.

Vince Lombardi (1913~1970), considerado o treinador do século pela ESPN.

O sucesso não é um acontecimento inesperado, como se caísse do céu. Longe disso. O sucesso é previsível. Quer mais? Ele não depende de idade (Tom Daley, de apenas 14 anos, foi o atleta mais jovem dos saltos ornamentais a disputar uma Olimpíada), raça (pela primeira vez na história da Fórmula 1, um piloto negro – Lewis Hamilton – está liderando o campeonato), sexo (Ellen Gracie foi a primeira mulher a ocupar a presidência da mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal), classe social (David Portes começou sua trajetória de sucesso como camelô no Rio de Janeiro e hoje é um dos palestrantes mais requisitados do país) ou formação escolar (nosso presidente possui apenas o primário). Para você ter sucesso na vida, basta você fazer uma opção entre vencer ou esmorecer. Claro que se você optar pelo sucesso terá que trabalhar duro para alcançá-lo. O sucesso exige foco, comprometimento e dedicação. Os atletas que competiram na olimpíada da China começaram a treinar em 2004! Lula precisou de 16 anos até vencer a eleição para presidente do Brasil. Certa vez, uma mulher, extasiada com uma brilhante apresentação de um violinista, disse-lhe, ao final, que daria a vida para tocar tão bem quanto ele, ao que este respondeu: pois foi exatamente o que fiz…

Além de não depender de nenhum dos fatores vistos acima, para obter sucesso você não precisa ser um sujeito excepcional, super talentoso ou acima da média: o que você precisa, de fato, é de um bom plano, acreditar nele e, por fim, executá-lo.

  1. Check-list para acionamento dos motores. Antes de elaborar o plano de vôo, liste sua condição atual: idade, nível escolar, cursos e experiências na área em que você atua e que deseja atuar, emprego atual, mercado de trabalho na área pretendida, verba disponível (se houver, é claro) e, muito importante, rede de relacionamento.
  2. Defina o aeroporto de destino de sua viagem rumo ao sucesso. Este destino, é bom ressaltar, não é uma meta financeira. É uma posição onde você gostaria de estar no futuro. Por exemplo: Chegar ao cume do Everest, virar gerente de vendas de uma concessionária de automóveis, ser piloto de linha aérea, tornar-se professor universitário, abrir uma empresa, etc.
  3. Comunique suas intenções. Antes de partir, o piloto informa ao controle de tráfego aéreo suas intenções (nível de vôo, velocidade, hora estimada de pouso, etc). Envie um e-mail a todas as pessoas de sua rede de relacionamento informando seus objetivos profissionais, pois, eventualmente, alguém poderá ajudá-lo em seu vôo.
  4. Definido seu destino, planeje a duração da viagem. Calcule o prazo necessário para sair do ponto em que você se encontra para chegar ao destino. Leve em consideração todos os aspectos envolvidos, tais como: formação escolar necessária, treinamentos específicos, domínio de outro idioma, estágios, obtenção de bolsa de estudos, viagens, etc. Normalmente uma viagem rumo ao sucesso não dura menos do que 10 anos.
  5. Defina a verba necessária para a viagem. Se você não dipõe de verba, não desista. Existem bolsas de estudos até para formar pilotos de avião. Os governos da maioria dos países desenvolvidos têm uma verba específica para fornecer bolsas de estudos para alunos de outros países. Basta você pesquisar.
  6. Tenha um destino alternativo caso o destino inicial esteja inacessível. Vamos supor que você decidiu por fazer um mestrado no exterior para dar aulas numa universidade no Brasil. Entretanto, no meio do curso, você recebe um convite para ficar pó lá mesmo! Ou, por exemplo, você começou a fazer uma faculdade de ciências aeronáuticas para virar piloto, mas recebeu um convite para ser o diretor de operações de uma companhia aérea. Esteja sempre aberto a mudanças de rumo. Tenho uma colega piloto que começou a carreira profissional como fisioterapeuta!
  7. Assuma uma postura condizente com o que você planeja. Você não deve estar indo numa direção e, ao mesmo tempo, pensando que não vai chegar ao seu destino. Se você acredita que não vai chover, porque sair de casa com um guarda-chuva? Seu pensamento deve estar em perfeita sintonia com seu plano de vôo.

Agora escolha o destino, elabore seu plano de vôo para o sucesso e boa viagem.

VEJA TAMBÉM

Preparação Física

O assunto que escolhemos para a primeira dica é pouco comentado e destituído de qualquer glamour. Entretanto, a preparação física do piloto e do navegador

Leia Mais

Um Plano de Vôo para o Sucesso

“Todos possuem a vontade de vencer. Mas poucos possuem a vontade de se preparar para vencer”. Vince Lombardi (1913~1970), considerado o treinador do século pela

Leia Mais

Atitude de Campeão

“Noventa por cento daqueles que fracassam não estão derrotados….Apenas desistem.” Paul J. Meyer Será que podemos transformar uma pessoa comum numa campeã, mesmo que ela

Leia Mais

Deixe um comentário