Fundamentos do Marketing Pessoal

Antes que você comece a investir seu precioso tempo e dinheiro em ações de marketing pessoal, é importante conhecer e respeitar os fundamentos que irão sustentar seu crescimento pessoal e profissional ao longo de sua vida. Assim como o mais belo e imponente dos prédios estará vulnerável se não estiver sustentado em alicerces fortes e sólidos, nenhuma ação de marketing pessoal ou o conjunto delas será suficientemente forte para blindar a imagem pessoal ou profissional se um dos fundamentos abaixo não for devidamente respeitado.

• Auto-estima

“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”

François Rabelais (1483~1553)

É muito provável que você já tenha ouvido falar do criador do Mickey, Pato Donald e dos famosos parques de diversão da Disney. Mas é pouco provável que você saiba que Walter Elias Disney (1901~1966), mais conhecido como Walt Disney, tenha sido demitido em seu primeiro emprego por falta de criatividade… Imagine se o fantástico Mr. Disney não tivesse uma boa auto-estima? Ficaríamos sem a turma do Mickey e os fantásticos parques da Disney. E o que dizer de Elton John, que ouviu de sua tia a “animadora” sentença de que iria morrer de fome quando resolveu sair de casa para virar músico. Pois é, de onde mais deveríamos receber apoio – em casa, no trabalho, dos familiares e amigos – é de onde mais vem o poder de minar nossa auto-estima.

Para que você cresça pessoal e profissionalmente, é fundamental ter uma auto-estima forte, que não se deixe abalar pelo mau agouro da torcida do contra e pelos intermináveis percalços ao longo de sua grande caminhada rumo ao sucesso. Eu mesmo tive que colecionar dezenas de respostas negativas de editoras de todo país, durante sete longos anos, antes de conseguir um sim da Record em 2002. Aquele mesmo livro que nenhuma grande livraria de São Paulo grande queria vender em 2001, apareceu em terceiro lugar no ranking da revista Exame em março de 2002, logo após seu lançamento nacional. Imagine se eu tivesse me deixado vencer pelos “nãos”!

• Relacionamentos

“Quem não se comunica, se trombica.”

Chacrinha (1917~1988)

80% das contratações para cargos de nível médio são feitos através de indicações. Assim sendo, não se iluda: você não irá conseguir o emprego de seus sonhos através de um anúncio de emprego nos classificados dos jornais. Construa uma sólida rede de relacionamentos e mantenha-a sempre atualizada. O fato de alguém mudar de emprego, de endereço ou até mesmo de cidade não é desculpa para se perder o contato. Não tenho nenhuma vergonha de afirmar que 100% de meus empregos foram obtidos através de indicações, inclusive os dois na aviação comercial. E isso somente foi possível porque as pessoas que me indicaram sabiam exatamente o que eu tinha a oferecer e o que eu estava procurando. É muito importante que você deixe claro para seu círculo de relacionamento o que você quer da vida para que elas possam te ajudar.

Como, então, montar uma ampla e sólida rede de relacionamento? Primeiro, é importante que você seja uma pessoa extrovertida, simpática e acessível. Depois, você tem que organizar os dados para não perdê-los ao longo dos anos. Nome, idade, data de aniversário, estado civil, endereço, onde trabalha e, o mais importante, o e-mail. Agora que você já tem seu banco de dados pessoal, basta utilizá-lo. Sempre de forma discreta e educada, é claro. Nada de enviar piadinhas de cunho político, racial ou religioso ou correntes de qualquer espécie. Envie apenas mensagens em datas comemorativas (aniversário, Páscoa, Natal e a data do dia da profissão do teu contato) ou para contar novidades interessantes de sua vida pessoal e profissional.

• Ética

“Cedo ou tarde a verdade vem à tona.”

Dito popular

Finalmente – mas não menos importante – vem a muito comentada e pouco praticada ética. Não imagine você que um pequeno deslize hoje, como pedir a nota-fiscal total do almoço no qual você pagou apenas a sua parte, para depois descontar na empresa, não terá repercussões no futuro. Via de regra nosso tapete é puxado quando conquistamos os louros do sucesso, anos após aqueles pequenos “deslizes”. Vou me ater a apenas dois exemplos, um positivo e outro, negativo.

Com certeza você conhece o cantor Zeca Pagodinho. Seu exemplo de falta de ética no caso Brahma x Schincariol (2004) manchou seu currículo para o resto de sua vida. O que Pagodinho fez foi – nada mais nada menos – rasgar um contrato que continha sua assinatura. Para quem não lembra do episódio, ele simplesmente apareceu num anúncio da Brahma no meio da vigência de um contrato de publicidade – com exclusividade – para Schincariol. Para compensar este péssimo exemplo de marketing pessoal, vamos aplaudir de pé a postura profissional e extremamente ética de nosso querido Guga, no episódio Diadora x Olimpikus (2000). Guga ameaçou não competir na olimpíada da Austrália – sonho de qualquer atleta – se não fosse sob as cores de seu patrocinador, a Diadora. Após longas negociações entre as partes, Guga competiu sem o logotipo de nenhuma marca.

Enfim, jamais opte pelo caminho fácil da ilicitude, da mentira, da esperteza ou da omissão para chegar mais rápido ao sucesso, pois para este destino não existe atalhos. O que existe é o caminho do profissionalismo, da verdade, da transparência, da ética.

Bom, espero que você tenha sempre em mente o trinômio Auto-estima, relacionamento e ética quando pensar em marketing pessoal. Assim, seu crescimento – pessoal e profissional – se dará em bases sólidas e sustentáveis.

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