Os 10 mandamentos do marketing pessoal

“Aja sempre de forma correta. Isto irá agradar algumas pessoas e surpreender o resto.”

Mark Twain (1835-1910)

Competência e talento são fundamentais para ter sucesso na vida. Isso você já está cansado de saber. Talvez o que você ainda não tenha percebido é que você precisa ir muito além destes atributos para pavimentar o caminho que vai te conduzir – com tranquilidade e segurança – ao sucesso. Além da competência e talento, você precisa transmitir carisma e confiabilidade, qualidades universalmente valorizadas e apreciadas. As pessoas precisam gostar e confiar em você para querer tê-lo por perto. Pratique os dez mandamentos abaixo e assegure uma jornada tranquila e prazerosa rumo ao sucesso. Você irá ficar impressionado com a quantidade de portas que se abrirão e de pessoas que irão te auxiliar em sua jornada.

1. Seja uma pessoa bem humorada.

“Um dia sem sorriso é um dia desperdiçado.”

Charles Chaplin (1889-1977)

O bom humor contagia qualquer pessoa. Abre portas e corações. Quem é que não gosta de se relacionar com pessoas de bem com a vida, alegres e de alto-astral? Você não só aumentará o número de pessoas em seu círculo de relacionamento como receberá mais convites para participar de festas, eventos, viagens e, principalmente, trabalhos.

2. Seja educado e gentil.

“Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são infinitos.”

Madre Teresa (1910-1997)

Cumprimentar as pessoas com um sonoro e simpático “bom dia”, dizer “muito prazer” ao conhecer alguém, falar ”por favor” ao pedir alguma coisa e dizer “muito obrigado” e ao ser atendido, dentre inúmeras palavrinhas mágicas, não custa nada, não tira pedaço e, de quebra, obtêm a atenção e simpatia das pessoas. Além de tornar a vida mais fácil, deixa nosso dia a dia mais prazeroso e torna o ambiente de trabalho mais produtivo.

3. Cuide bem da saúde.

Sua saúde é seu maior patrimônio. Cuidar bem deste patrimônio, além de ser uma demonstração de auto-estima e inteligência, é responsabilidade única e exclusivamente sua. Portanto, alimente-se de forma correta, pratique atividade física regularmente e procure dormir o necessário. Assim você terá mais disposição e resistência para enfrentar os desafios e obstáculos de sua jornada rumo ao sucesso e terá menos predisposição para ficar doente.

4. Capriche no visual.

Apesar de não ser nada correto julgar as pessoas pela sua aparência, é assim que as coisas funcionam, pelo menos aqui no ocidente, muito mais materialista do que o sábio e velho oriente. Procure sempre se vestir de forma adequada aos locais que frequenta, faça a barba diariamente, mantenha o cabelo bem cortado e penteado, as unhas aparadas e, no caso das mulheres, use maquiagem com moderação. Procure não chamar a atenção vestindo roupas simples demais ou extravagantes. Impressione pela educação e não pelas roupas e adornos. Evite o uso de piercing e de tatuagens vistosas.

5. Seja um profissional ético.

“A felicidade do ser humano advém de sua conduta ética.”

Norberto Keppe

Paute sua vida à luz de uma conduta ilibada e correta, jamais optando pelo ganho rápido, fácil, ilícito ou imoral. Estabeleça relações profissionais justas, do tipo “ganha-ganha” e trabalhe sempre dentro das “regras do jogo”. Respeite contratos e acordos (mesmo que não haja um documento registrado em cartório) e jamais se utilize do artifício da mentira para obter algum tipo de benefício.

6. Seja humilde.

“Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.”

Bob Marley (1945-1981)

O oceano é imenso porque soube ficar um centímetro abaixo do nível de todos os rios do mundo. Não importa o quanto habilidoso e competente você é ou quantos diplomas possui. Trate a todos, superiores, subalternos e colegas, conhecidos e estranhos, com respeito e polidez.

7. Seja e pareça honesto.

“À mulher de Cesar não basta ser honesta, deve parecer honesta.”

Caio Júlio Cesar (100 a.C. – 44 a.C.)

Mais do que em qualquer outra época, agir de forma honesta é demonstrar riqueza de caráter. Sempre que lidar com valores alheios, preste conta, independente de solicitação. Não basta ser honesto. É preciso, também, parecer honesto.

8. Seja pontual.

“A pontualidade é a cortesia dos reis e a obrigação dos educados.”

Provérbio Inglês

Quebre o paradigma brasileiro da impontualidade. Impressione sendo exceção à regra. Horários são combinados para serem cumpridos. Chegue sempre exatamente no horário estipulado. Demonstre profissionalismo e educação.

9. Cumpra com sua palavra.

“Quem mais demora a fazer uma promessa é quem a cumpre mais rigorosamente.”

Rousseau (1712-1778)

Nunca dê sua palavra em vão, pois você corre o sério risco de cair em descrédito. Pense muito bem antes de se comprometer com alguém, pois sua palavra é uma promessa que carrega a garantia do seu nome! Napoleão Bonaparte dizia que a melhor maneira de manter sua palavra é não dá-la.

10. Tenha sempre um cartão de visita em mãos.

Nos locais mais inesperados podemos conhecer pessoas que eventualmente poderão precisar de nossas habilidades ou nos auxiliar em nossa caminhada em busca do sucesso. Não saia de casa sem seus cartões de visita. Você poderá precisar deles durante uma caminhada no parque, na fila do cinema, durante uma viagem de avião, enfim, em qualquer lugar.

Não importa o tamanho dos seus objetivos ou o grau de dificuldade para atingi-los. Mas, com certeza, se você colocar em prática os mandamentos acima suas chances de atingir seus objetivos serão bem maiores, pois o sucesso não é um acidente de percurso em nossa vida ou algo imprevisível que cai do céu, mas uma conquista totalmente previsível.

VEJA TAMBÉM

Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 01 de Agosto de 1994.1ª edição da coluna – Página D13 Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para

Leia Mais

Deixe um comentário