Variáveis controláveis de marketing ou composto de marketing

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 21 de Novembro de 1994.
17ª edição da coluna – Página F1

Ou ainda conhecido como marketing-mix. Na administração de marketing da empresa existem algumas variáveis internas que são controláveis, ou seja: o profissional de marketing pode decidir tal ação. Com o passar dos anos, na década de 60, as variáveis controláveis de marketing foram evoluindo conceitualmente.

Inicialmente, em 61, Albert Frey agrupou as variáveis em dois fatores:

1 – o oferecimento, que englobava o produto, a embalagem, a marca, o preço e assistência técnica.

2 – os métodos e as ferramentas, que englobavam os canais de distribuição, a venda pessoal, a propaganda, as promoções de vendas e a publicidade.

Já em 62, logo em seguida, William Lazer e Eugene Kelley classificaram as variáveis controláveis de marketing em três fatores:

1 – composto de bens e serviços, que compreendia o produto ou serviço, a marca, a embalagem e o preço.

2 – composto de distribuição, que agregava os canais de distribuição.

3 – composto de comunicações, que reunia a propaganda, publicidade, venda pessoal e promoções de vendas.

Finalmente, em 64, E. Jerome McCarthy classificou as variáveis no que veio a ficar internacionalmente conhecido como os famosos Quatro P’s do Marketing, a saber: Produto – Preço – Ponto – Promoção.
Tradução do original de Product, Price, Place and Promotion.

Cada um desses quatro P’s congrega na verdade tudo que pode ser controlado no marketing da empresa, ou seja:

Produto: ou serviço. Engloba desde o projeto, desenvolvimento, produção, marca, embalagem, forma, peso, textura, gosto, utilidade, vida útil, design, etc.

Preço: preço de venda no atacado, no varejo, em unidade, em quantidade, FOB, C&F, CIF, crediário, financiamento, condições de pagamento, etc.

Promoção: também conhecido como Composto Promocional. Este P agrega a parte mais exposta e conhecida do marketing, a propaganda! Além da propaganda, que não é sinônimo de marketing, o composto promocional também engloba promoções de vendas, venda pessoal, telemarketing, televendas, brindes, amostras grátis, assessoria de imprensa, mala-direta e qualquer forma de divulgação de um produto ou serviço. Todavia, vale lembrar a dica de Akyo Morita em seu livro Made In Japan: “A publicidade e a promoção não seguram um mau produto ou um produto que não esteja pronto para a sua época”.

VEJA TAMBÉM

Atitude de Campeão

“Noventa por cento daqueles que fracassam não estão derrotados….Apenas desistem.” Paul J. Meyer Será que podemos transformar uma pessoa comum numa campeã, mesmo que ela

Leia Mais

Coluna do Marketing

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 12 de Setembro de 1994.7ª edição da coluna – Página F1 Se marketing tem tudo a ver com mercado, vamos ver

Leia Mais

Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 01 de Agosto de 1994.1ª edição da coluna – Página D13 Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para

Leia Mais

Deixe um comentário