Posicionamento do marketing nas empresas (*)

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 07 de Novembro de 1994.
15ª edição da coluna – Página F1

Existem três tipos de empresas em relação ao marketing.

A primeira delas é do tipo tradicional ou convencional. Como mostra o organograma abaixo, as poucas atividades de marketing estão subordinadas ao departamento de vendas.

ADM/FINVendasProduçãoRH
 Propaganda
Pesquisa
Promoções
  

O segundo tipo de empresa em relação a autoridade do marketing é o do tipo “Departamento de Marketing”. Esta já apresenta uma área exclusivamente dedicada aos assuntos relacionados ao seu interesse.

ADM/FINMarketingProduçãoRH
 Vendas
Propaganda
Pesquisa
Promoções
Distribuição
Relações Públicas
  

E por fim, tempos a “Empresa de Marketing”, onde todas as preocupações concentram-se em atender as necessidades dos clientes, como se a empresa toda fossem um único departamento de marketing.

 Marketing 
Vendas
Pessoal
Compras
Finanças
Propaganda
Distribuição
Treinamento
Crédito
Promoções
Relações Públicas
Pesquisa
Engenharia

No Brasil muitas empresas ainda insistem em permanecer no primeiro tipo. Médias e grandes empresas são do segundo tipo e raríssimas são totalmente voltadas ao cliente, com todos os departamentos fundidos num só.

ALTA SATISFAÇÃO

Promoção da revista Caras. Excelente exemplo de um benefício concreto, no qual o consumidor ganha um CD sem concorrer a sorteio, bastando comprar um exemplar da revista.

BAIXA SATISFAÇÃO

Comerciais eternos. Passa ano, sai ano e eles nunca mudam. Até parece que seus anunciantes esqueceram deles. É o caso dos comerciais da TV dos Reis das Fechaduras e do Diário Popular. Tem também o anúncio da Olsen Veículos no caderno de automóveis no jornal Estado do Paraná.

(*) Adaptado da versão original de Kotler.

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