Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 07 de Novembro de 1994.
15ª edição da coluna – Página F1
Existem três tipos de empresas em relação ao marketing.
A primeira delas é do tipo tradicional ou convencional. Como mostra o organograma abaixo, as poucas atividades de marketing estão subordinadas ao departamento de vendas.
ADM/FIN | Vendas | Produção | RH |
Propaganda Pesquisa Promoções |
O segundo tipo de empresa em relação a autoridade do marketing é o do tipo “Departamento de Marketing”. Esta já apresenta uma área exclusivamente dedicada aos assuntos relacionados ao seu interesse.
ADM/FIN | Marketing | Produção | RH |
Vendas Propaganda Pesquisa Promoções Distribuição Relações Públicas |
E por fim, tempos a “Empresa de Marketing”, onde todas as preocupações concentram-se em atender as necessidades dos clientes, como se a empresa toda fossem um único departamento de marketing.
Marketing | ||
Vendas Pessoal Compras Finanças | Propaganda Distribuição Treinamento Crédito | Promoções Relações Públicas Pesquisa Engenharia |
No Brasil muitas empresas ainda insistem em permanecer no primeiro tipo. Médias e grandes empresas são do segundo tipo e raríssimas são totalmente voltadas ao cliente, com todos os departamentos fundidos num só.
ALTA SATISFAÇÃO
Promoção da revista Caras. Excelente exemplo de um benefício concreto, no qual o consumidor ganha um CD sem concorrer a sorteio, bastando comprar um exemplar da revista.
BAIXA SATISFAÇÃO
Comerciais eternos. Passa ano, sai ano e eles nunca mudam. Até parece que seus anunciantes esqueceram deles. É o caso dos comerciais da TV dos Reis das Fechaduras e do Diário Popular. Tem também o anúncio da Olsen Veículos no caderno de automóveis no jornal Estado do Paraná.
(*) Adaptado da versão original de Kotler.