Lançamento de novo Gol em Munique – uma aula de marketing (parte 1)

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 19 de Setembro de 1994.
8ª edição da coluna – Página F1

  • US$ 400 milhões investidos no produto;
  • 1.700 convidados entre concessionários e imprensa;
  • Seis aviões fretados entre DC-10 e MD-11;
  • Três hotéis cinco estrelas envolvidos na hospedagem dos brasileiros;
  • 12 ônibus de luxo à disposição dos convencionais para translado;
  • A maior verba publicitária destinada ao lançamento de um automóvel.

Quer mais? Leia a seguir, então, a história (quase) completa deste que foi um lançamento, no mínimo, inesquecível.

Guarulhos, SP, 15 de setembro, quinta feira. O clima de lançamento começava, já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a contaminar os convencionais. No lugar da tradicional placa de identificação da cia aérea do check-in, lia-se NOVO GOL. Além dos pórticos indicando os guichês de embarque, havia ainda funcionários da empresa de turismo responsáveis pelas passagens e hospedagens em Munique dando uma assistência aos convencionais.

Feito o check-in, vamos para o embarque? Nada. A VW reservou uma ala inteira de um restaurante no aeroporto para oferecer um coquetel para animar os convencionais. Agora sim, podemos embarcar rumo a Munique.

Esta noite, uma turma embarcou num DC-10 e outra num MD-11. Já no assento do avião, dois detalhes. Uma sacolinha com a marca e slogan do lançamento – NOVO GOL – O Brasil de carro novo, contendo dois brindes e o encosto para cabeça igualmente padronizado com a marca do lançamento.

Já no táxi para a decolagem o comandante em nome da Varig e da Volkswagen dá as boas-vindas a bordo e comenta sobre o vôo especial.

Após a decolagem, o presidente da VW, Miguel Carlos Barone, através de um vidotape, fala aos convencionais sobre o lançamento. Em seguida, um vídeo explicativo sobre a Alemanha, Munique e dicas de viagem aos convencionais. Até meio desnecessário, pois dias antes havíamos recebido um guia completo sobre Munique.

Aeroporto Internacional de Munique, Alemanha, 16 de setembro.

Após os procedimentos habituais de desembarque, a primeira surpresa agradável do dia. Uma pequena bandinha bávara tocando animadas músicas da região, acompanhada de duas lindas nativas, recebiam calorosamente os convencionais.

Uma dezena de brasileiras com camisetas padronizadas com a marca do lançamento indicavam o ônibus aos convencionais, uma vez que íamos para três hotéis diferentes.

tarde estava linda e a temperatura super agradável, o que contribuía ainda mais para aumentar a nossa expectativa para o grande lançamento.

VEJA TAMBÉM

Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 01 de Agosto de 1994.1ª edição da coluna – Página D13 Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para

Leia Mais

Dia Internacional da Mulher

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 06 de Março de 1995.31ª edição da coluna – Página C3 Amigo(a) Leitor(a): Hoje, excepcionalmente, não iremos tratar de marketing. Pedimos

Leia Mais

Deixe um comentário