Coluna do Marketing

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 12 de Setembro de 1994.
7ª edição da coluna – Página F1

Se marketing tem tudo a ver com mercado, vamos ver o que caracteriza um mercado. Antes de mais nada, é importante salientar que uma analise imparcial requer a regionalização do mercado analisado (Curitiba, Paraná, região Sul, etc.) e em relação a que produto ou serviço estamos nos referindo (carros, fast-food, cerveja, etc.).

Basicamente são 3 os fatores que compõe um mercado:

  • Pessoas físicas ou jurídicas (empresas);
  • Renda ou poder de aquisição, mesmo que por financiamentos ou por crediário; e,
  • Disposição para compra. Um casal na casa dos 50 anos, pertencente a classe A/B, público-alvo de cruzeiros, pode, simplesmente, não gostar de viajar d navio!

Estas informações podem ser facilmente obtidas através de: A) Censos do IBGE, b) Cruzamento de dados como quantidade de carros, linhas de telefone, volume de depósitos bancários, etc. e c) Volume de arrecadação de ICMS e IR.

A partir destes dados pode-se, então, dimensionar o potencial de determinado mercado. Com base neste número, a empresa estabelece os seus objetivos de “share” (participação de mercado).

É muito importante em marketing trabalhar com dados atualizados de “share”. Pois, mesmo que o bolo diminua (recessão), sua empresa pode aumentar sua fatia (conquista de “share” da concorrência deste bolo!).

ALTA SATISFAÇÃO

Ação promocional da Encol. Para promover seu Edifício Strauss, a empresa enviou para clientes em potencial, um CD com as famosas valsas de Strauss.

BAIXA SATISFAÇÃO

Taxa do dólar comercial. Os grandes exportadores não vão conseguir repassar este prejuízo da defasagem cambial aos seus clientes. Dentro em breve o governo vai ver sua histórica reserva em moeda forte transformar-se em cadeados, tecidos e alhos da China, bananas do Equador e pêssegos da Grécia, dentre outros. É uma tremenda falta de consideração com o setor que é uma das molas propulsoras do crescimento econômico.

LANÇAMENTO DO NOVO GOL

Este colunista participou, neste fim de semana, em Muniquei, da festa do lançamento, em alto estilo, do novo Gol da Volkswagen, que vem combater o Uno, o Corsa e o futuro Fiesta, da Ford. A conferir na próxima coluna.

VEJA TAMBÉM

Pequena história do Marketing

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 05 de Dezembro de 1994.19ª edição da coluna – Página F1 Esta pequena história real de marketing orientado para qualidade, servirá

Leia Mais

Deixe uma resposta