Mas afinal, o que é marketing – final

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 05 de Setembro de 1994.
6ª edição da coluna – Página F1

Criado para ser uma ferramenta da administração, o marketing acabou por extrapolar sua atuação original nas empresas para invadir áreas completamente distintas. Basta ver as seguintes frases abaixo, ditas, respectivamente, em 92, 93 e 94:

“A esquerda deve aprender duas coisas fundamentais: Marketing e Psicanálise”. Gilmar Carneiro, dirigente sindical.

“As Forças Armadas tem que fazer marketing para divulgar a necessidade de reforçar a presença militar na Amazônia”. Brigadeiro-do-Ar Éden Asvolinsque, comandante do Comando Aéreo de Treinamento.

“Novos poços são marketing”. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor da Unicamp.

A primeira delas visa buscar no marketing condições para renovar o movimento sindical brasileiro. Já a segunda, por sua vez, espera sensibilizar a opinião pública da importância da presença militar na Amazônia. E a terceira, diferentemente das anteriores, diz respeito à divulgação da Petrobrás da descoberta simultânea de quatro novos campos de petróleo, visando, provavelmente, movimentar o congresso para manter o monopólio desta estatal.

E vai por aí a fora. Movimentos do tipo “Salvem as Baleias”, “Ajude o Hospital do Câncer”, “Campanhas do Agasalho” etc, utilizam as técnicas de marketing com objetivos filantrópicos, todavia visando sempre a satisfação do seu público-alvo, mesmo que estes sejam as baleias!

Por fim, podemos ainda dizer que o marketing é uma filosofia de trabalho, que começa com o presidente da empresa e termina com o porteiro, onde todos estão integrados, cada qual à sua maneira, na busca constante da satisfação do cliente.

O leitor pergunta:

Como funciona o marketing na prática? Suzana Cretela, sócia-gerente da Sumalhas.

Cara Suzana: Na prática o marketing nada mais é do que ações que visam conquistar e manter clientes. Afinal, não são eles o oxigênio de nossa empresa?

ALTA SATISFAÇÃO

Lançamento, já a algum tempo, do achocolatado Hill’s, na versão de chocolate branco. Uma opção a mais para quem gosta de achocolatados.

BAIXA SATISFAÇÃO

Dificuldade em abrir a embalagem do Hill’s. Ou o sujeito precisa ser um Hulk, ou ter um objeto cortante.

VEJA TAMBÉM

Fundamentos do Marketing Pessoal

Antes que você comece a investir seu precioso tempo e dinheiro em ações de marketing pessoal, é importante conhecer e respeitar os fundamentos que irão

Leia Mais

Coluna do Marketing

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 12 de Setembro de 1994.7ª edição da coluna – Página F1 Se marketing tem tudo a ver com mercado, vamos ver

Leia Mais

Preparação Psicológica

Imagino que você esteja ansioso sobre dicas de pilotagem propriamente ditas. Mas ainda não chegou a hora de sentar no carro e acelerar. Como já

Leia Mais

Deixe uma resposta