Mas afinal, o que é marketing – final

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 05 de Setembro de 1994.
6ª edição da coluna – Página F1

Criado para ser uma ferramenta da administração, o marketing acabou por extrapolar sua atuação original nas empresas para invadir áreas completamente distintas. Basta ver as seguintes frases abaixo, ditas, respectivamente, em 92, 93 e 94:

“A esquerda deve aprender duas coisas fundamentais: Marketing e Psicanálise”. Gilmar Carneiro, dirigente sindical.

“As Forças Armadas tem que fazer marketing para divulgar a necessidade de reforçar a presença militar na Amazônia”. Brigadeiro-do-Ar Éden Asvolinsque, comandante do Comando Aéreo de Treinamento.

“Novos poços são marketing”. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor da Unicamp.

A primeira delas visa buscar no marketing condições para renovar o movimento sindical brasileiro. Já a segunda, por sua vez, espera sensibilizar a opinião pública da importância da presença militar na Amazônia. E a terceira, diferentemente das anteriores, diz respeito à divulgação da Petrobrás da descoberta simultânea de quatro novos campos de petróleo, visando, provavelmente, movimentar o congresso para manter o monopólio desta estatal.

E vai por aí a fora. Movimentos do tipo “Salvem as Baleias”, “Ajude o Hospital do Câncer”, “Campanhas do Agasalho” etc, utilizam as técnicas de marketing com objetivos filantrópicos, todavia visando sempre a satisfação do seu público-alvo, mesmo que estes sejam as baleias!

Por fim, podemos ainda dizer que o marketing é uma filosofia de trabalho, que começa com o presidente da empresa e termina com o porteiro, onde todos estão integrados, cada qual à sua maneira, na busca constante da satisfação do cliente.

O leitor pergunta:

Como funciona o marketing na prática? Suzana Cretela, sócia-gerente da Sumalhas.

Cara Suzana: Na prática o marketing nada mais é do que ações que visam conquistar e manter clientes. Afinal, não são eles o oxigênio de nossa empresa?

ALTA SATISFAÇÃO

Lançamento, já a algum tempo, do achocolatado Hill’s, na versão de chocolate branco. Uma opção a mais para quem gosta de achocolatados.

BAIXA SATISFAÇÃO

Dificuldade em abrir a embalagem do Hill’s. Ou o sujeito precisa ser um Hulk, ou ter um objeto cortante.

VEJA TAMBÉM

Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 01 de Agosto de 1994.1ª edição da coluna – Página D13 Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para

Leia Mais

Os 5 pecados da mala direta

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 20 de Fevereiro de 1995.30ª edição da coluna – Página C2 Recebemos na semana passada uma oferta de apartamentos de luxo

Leia Mais

Marketing de Incentivos

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 13 de Março de 1995.32ª edição da coluna – Página C3 Produtos e serviços de qualidade, preços competitivos e boa comunicação

Leia Mais

Deixe uma resposta