Desmistificando o Marketing

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 08 de Agosto de 1994.
2ª edição da coluna – Página F1

Convém, antes de entrarmos diretamente no assunto, fazer alguns esclarecimentos para os leitores menos avisados.

1) O marketing não é um privilégio das grandes empresas.

Sua empresa não precisa ser uma megacorporação do tipo General-Motors para praticar o marketing. A bem da verdade, até uma simples banca de jornal pode (e deve) praticar as consagradas técnicas de marketing.

2) O marketing não é complicado.

Pode até ser complexo, mas nunca complicado. Desde que se conheça bem suas ferramentas, qualquer pessoa ou empresa pode aplicá-las em suas vidas profissionais e nas organizações. Basta apenas ter objetivos claros e saber quais ferramentas utilizar para cada situação.

3) Praticar o marketing não custa uma fortuna.

As matérias-primas do marketing, informação e criatividade, estão ao nosso alcance, por vezes, sem custo algum. Basta boa vontade para colher informações sobre o que quer que seja e uma boa dose de disposição para liberar a criatividade. E, um exemplo corriqueiro da prática de bom marketing é o uso do telefone. Atender o telefone com um sonoro “boom-diia” demonstra cordialidade e profissionalismo. Será que custa alguma coisa?

O LEITOR PERGUNTA

O que terá que mudar nas estratégias de marketing num cenário de baixa inflação e moeda forte? Hugo Poniwas, diretor comercial da Limpexo.

Hugo:

Uma coisa maravilhosa vai acontecer no mercado. Como a diferença entre os preços dos produtos e serviços similares vai ser muito pequena, o grande diferencial das empresas vai ser o atendimento e o “esquecido” pós-vendas. Pois é assim que se conquista a fidelidade de um cliente.

ALTA SATISFAÇÃO

Iniciativa louvável do Jornal Indústria & Comércio em dedicar um importante espaço para tratar de assuntos de grande interesse para o setor empresarial.

BAIXA SATISFAÇÃO

Decisão equivocada do governo brasileiro em cobrar a emissão de vistos para turistas estrangeiros visitarem o Brasil. Além de ser um obstáculo a mais para o incremento do turismo receptivo, o governo americano acaba de fazer o mesmo para os brasileiros, com base na reciprocidade.

VEJA TAMBÉM

Preparação Física

O assunto que escolhemos para a primeira dica é pouco comentado e destituído de qualquer glamour. Entretanto, a preparação física do piloto e do navegador

Leia Mais

Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 01 de Agosto de 1994.1ª edição da coluna – Página D13 Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para

Leia Mais

Deixe uma resposta