Mas afinal, o que é marketing – parte 1

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 15 de Agosto de 1994.
3ª edição da coluna – Página F1

Agora que já vimos que o marketing não é exclusividade de megacorporações e que a utilização de suas consagradas técnicas não é complicada, podemos, então, começar a conceituar esta palavrinha mágica que, infelizmente, não tem tradução para o português.

Marketing é uma palavra de origem inglesa, formada pelo substantivo “Market”, que significa mercado, e pelo gerúndio “ing”, que equivale ao nosso “ndo” (de fazendo, correndo, etc.). Como o gerúndio dá uma idéia de ação ou alguma coisa que está agindo, podemos dizer que marketing equivale a “ação no mercado”, ou, ainda, a “agindo no mercado”. A abrangência desta disciplina é muito vasta, pois qualquer atividade ou fato relacionado ao mercado diz respeito ao marketing. O termo marketing começou a ser utilizado no Brasil, conforme o professor Raimar Richers, em 1954, através de uma missão norte-americana para organizar os primeiros cursos de administração na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Não podemos nos esquecer, no entanto, que marketing é uma das disciplinas que compões a administração de empresas, servindo a esta como um meio para se atingir os objetivos da administração.

O leitor pergunta.

Tendo em vista o Código de Ética, como se aplica o marketing para os profissionais da saúde? Isabela Álvares dos Santos, fisioterapeuta.

Isabela: Os profissionais de saúde precisam de uma boa dose de criatividade e sutileza em sua comunicação para contornar as amplas restrições do seu Código de Ética. Todavia, além do aspecto da divulgação, conquistar a fidelidade de seus pacientes e fazer destes seus “propagandistas” é uma das vantagens das técnicas de marketing sem ferir o Código de Ética.

ALTA SATISFAÇÃO

Promoção ousada e inédita da Dawoo Motor. Aos clientes de seu veículo Éspero, a marca se compromete a devolver o dinheiro da compra, até uma semana depois ou até 1000kms rodados se não ficarem satisfeitos com o carro.

BAIXA SATISFAÇÃO

Horários de funcionamento dos bancos. Apesar da comodidade dos auto-atendimentos, muitos serviços ainda tem que ser resolvidos na própria agência. Interessante notar que na Suíça, um dos países com maior renda per capita do mundo, os bancos abrem às 8:30 da manhã!

VEJA TAMBÉM

Bic ou Mont Blanc

Se você fosse uma marca de caneta, acredita que sua marca estaria mais para uma BIC ou para uma Mont Blanc em termos de valor?

Leia Mais

Como reduzir acidentes de trânsito

Já que é impossível eliminá-los, tentemos ao menos reduzi-los. Minha breve – porém riquíssima – experiência de dois anos na aviação comercial proporcionou-me valiosos ensinamentos

Leia Mais

Ciclo de vida de produtos

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 16 de Janeiro de 1995.25ª edição da coluna – Página C3 Da mesma forma que no reino animal os seres nascem,

Leia Mais

Deixe um comentário