Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 01 de Agosto de 1994.
1ª edição da coluna – Página D13

Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para o empresário não só garantir não a sobrevivência de sua empresa, como para permitir o seu crescimento, mesmo em períodos recessivos. Isto fica bem evidente diante de três fatores:

1) Pressão da concorrência.

São poucos os segmentos de mercado nos quais existe pequena ou inexpressiva atuação da concorrência. Só para se ter uma idéia, os ramos de agências de propaganda e de viagens, que são teoricamente rentáveis, tem cerca de 300 empresas cada (Isto somente em Curitiba!). O segmento de comércio de pneus, outrora tido como excelente, tem mais de 50 casas atuando, e vai por aí afora.

2) Queda acentuada do poder de compra.

Apesar de muitos dos bens duráveis e semiduráveis terem sofrido uma redução de até 50% no seu valor, em dólar, nos últimos quatro anos, vale lembrar que quando o Fusca abandonou a linha de montagem, em 86, um consumidor precisava desembolsar 43 salários mínimos para comprá-lo. Já no seu retorno, no ano passado, ele precisou desembolsar nada menos do que 117 salários mínimos, ou 166% a mais.

3) Entrada dos produtos importados.

Em algumas redes de supermercados, como a Paes Mendonça, os produtos importados já ocupam 10% do espaço nas gôndolas. Encontramos hoje, aqui mesmo em nosso quintal, mais de 30 marcas de carros estrangeiros disputando o consumidor lado a lado com as quatro grandes nacionais. Sobrevivência e crescimento neste cenário passaram a ser motivo de grande preocupação do empresário. Mais do que em qualquer época, o uso das modernas técnicas de marketing se torna indispensável.

Do que irá tratar a coluna?

Com edição semanal, a coluna será dividida em quatro seções. A primeira, com maior espaço, abordará aspectos conceituais e práticos do marketing e de suas ramificações. A segunda, ficará reservada aos esclarecimentos de dúvidas dos leitores. A terceira e a quarta trarão sempre um exemplo positivo e um negativo em marketing.

Para quem se dirige a coluna?

É extremamente difícil estabelecer fronteiras de atuação para o marketing. Sendo uma disciplina que lida com mercados e pessoas, seu universo é enorme. Conhecer um pouco deste apaixonante e dinâmico mundo do marketing será um forte aliado de todos, de estudantes a empresários que tenham em mente algum um objetivo profissional.

VEJA TAMBÉM

Mate sua “vaquinha”!

“A vida começa no final de sua zona de conforto.”  Neale Donald Waslch Você anda insatisfeito com seu trabalho? Seu trabalho já não lhe dá

Leia Mais

Deixe uma resposta