Porque uma coluna sobre Marketing?

Jornal Indústria e Comércio
Segunda, 01 de Agosto de 1994.
1ª edição da coluna – Página D13

Há muito o marketing vem sendo uma preciosa ferramenta para o empresário não só garantir não a sobrevivência de sua empresa, como para permitir o seu crescimento, mesmo em períodos recessivos. Isto fica bem evidente diante de três fatores:

1) Pressão da concorrência.

São poucos os segmentos de mercado nos quais existe pequena ou inexpressiva atuação da concorrência. Só para se ter uma idéia, os ramos de agências de propaganda e de viagens, que são teoricamente rentáveis, tem cerca de 300 empresas cada (Isto somente em Curitiba!). O segmento de comércio de pneus, outrora tido como excelente, tem mais de 50 casas atuando, e vai por aí afora.

2) Queda acentuada do poder de compra.

Apesar de muitos dos bens duráveis e semiduráveis terem sofrido uma redução de até 50% no seu valor, em dólar, nos últimos quatro anos, vale lembrar que quando o Fusca abandonou a linha de montagem, em 86, um consumidor precisava desembolsar 43 salários mínimos para comprá-lo. Já no seu retorno, no ano passado, ele precisou desembolsar nada menos do que 117 salários mínimos, ou 166% a mais.

3) Entrada dos produtos importados.

Em algumas redes de supermercados, como a Paes Mendonça, os produtos importados já ocupam 10% do espaço nas gôndolas. Encontramos hoje, aqui mesmo em nosso quintal, mais de 30 marcas de carros estrangeiros disputando o consumidor lado a lado com as quatro grandes nacionais. Sobrevivência e crescimento neste cenário passaram a ser motivo de grande preocupação do empresário. Mais do que em qualquer época, o uso das modernas técnicas de marketing se torna indispensável.

Do que irá tratar a coluna?

Com edição semanal, a coluna será dividida em quatro seções. A primeira, com maior espaço, abordará aspectos conceituais e práticos do marketing e de suas ramificações. A segunda, ficará reservada aos esclarecimentos de dúvidas dos leitores. A terceira e a quarta trarão sempre um exemplo positivo e um negativo em marketing.

Para quem se dirige a coluna?

É extremamente difícil estabelecer fronteiras de atuação para o marketing. Sendo uma disciplina que lida com mercados e pessoas, seu universo é enorme. Conhecer um pouco deste apaixonante e dinâmico mundo do marketing será um forte aliado de todos, de estudantes a empresários que tenham em mente algum um objetivo profissional.

VEJA TAMBÉM

Os 5 pecados da mala direta

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 20 de Fevereiro de 1995.30ª edição da coluna – Página C2 Recebemos na semana passada uma oferta de apartamentos de luxo

Leia Mais

Pequena história do Marketing

Jornal Indústria e ComércioSegunda, 05 de Dezembro de 1994.19ª edição da coluna – Página F1 Esta pequena história real de marketing orientado para qualidade, servirá

Leia Mais

Deixe uma resposta